Ela tem 14 meses, 10 dentes e toda a simpatia do mundo. No café onde sempre vamos, é chamada de Miss Simpatia. Entre alguns amigos, é a Sorrisinho. Para outros, é a menina do “Botão de Sorriso”. Quem não a conhece e a vê pela primeira vez diz que “É muito feliz”. Quem a conhece de longa data também diz “Feliz, ela é feliz”. Hoje ela faz 427 dias de vida, dias de amor e deslumbramento. A cada dia eu aprendo um pouco mais sobre ela, sobre sua inteligência, habilidades, personalidade e sigo cada dia mais contente. Ela é um bebê muito bacana, uma criança de bem com a vida, uma pessoa engraçada, divertida e atenta. É muito raro vê-la chorar e eu admiro muito nela essa capacidade de se adaptar, de se resolver, de aprender com as situações.Com 1 ano e 2 meses ela diz “oi” pra todo mundo. Diz “nenê” quando está com sono, “mamá” quando quer mamar, diz “papai” e diz “mamãe”. Ou seja, fala quase tudo sobre seu próprio mundo. Nenê, mamá, papai e mamãe. Ela gosta de livros e de desenhar. Gosta de grama, de cachorros, de crianças grandes e pequenas, e gosta de música. Ela agora tem um cabelo que cai nos olhos e que já preenchem duas chuquinhas – finas, mas preenchem. Está quase caminhando, come muito bem, gosta de uvas e tangerinas, adora brócolis e não gosta de cenoura. Ela ainda é amamentada, segue em cama compartilhada, está pra cima e pra baixo comigo em slings e está muito feliz assim. Canta algumas musiquinhas, dança todas e adora um personagem chamado Peixonauta, estala os dedos quando o vê. Reconhece as pessoas nas fotos e os amigos na rua. 
Clara é uma respiração longa e profunda em todos os meus dias. Ela é o motivo de tantas mudanças. Ela aumenta a minha coragem e me torna destemida. Ela me dá beijo quando eu peço, e quando eu não peço ainda assim ela me dá.
Clara é uma menina sorridente, feliz, simpática, tranquila e de bem com a vida, que eu tenho o grande orgulho, prazer e plena satisfação de chamar de “minha filha”.
Ela está na minha vida há 1 ano e 2 meses, mas parece que sempre esteve. Sinto por ela um amor antigo, amizade verdadeira e total confiança. Não é uma coisa de hoje, é antiga, madura, real e sólida. Entre nós não há dúvidas: ela sabe que pode contar comigo e deixa isso sempre claro em suas atitudes.
Clara chegou há 14 meses, me tirou de uma cegueira relativa, me abriu os olhos para meus próprios gostos pessoais, me deu coragem pra mudar e por ela eu sigo mudando. Por ela, sou uma boa mãe, uma pessoa mais consciente, uma mulher melhor.
Clara. Nenhum outro nome ela poderia ter que não esse.

Sorriso audível das folhas / Não és mais que a brisa ali / Se eu te olho e tu me olhas/
Quem primeiro é que sorri? / O primeiro a sorrir ri
Fernando Pessoa

Leave a Reply