Michel Odent, Heloísa Lessa, Equipe Hanami e Clara, a mascotinha

Sexta-feira, 15 de julho: uma palestra seguida de um coquetel. Sábado, 16 de julho: um workshop durante todo o dia. Domingo, 17 de julho: um almoço no Ribeirão da Ilha com mesa para mais de 30 pessoas, todas envolvidas, de algum modo, na missão de trazer mais gente ao mundo com amor e respeito e de mater-pater-nar conscientemente.
E assim foi o último final de semana, cheio de momentos emocionantes daqueles que entram para o rol dos “fatos inesquecíveis” que se vive, palavras revolucionárias ditas por aquele que é a maior autoridade no assunto no mundo, atualmente, sobre ecologia de parto e nascimento, que entram em sua mente e ali ficam reverberando…
Foram horas seguidas de aula sobre a condição humana. Sobre história da humanidade. Sobre como chegamos ao fundo do poço. Sobre como o alto desenvolvimento de nosso neocórtex, embora nos tenha trazido tantos benefícios, inclusive nos caracterizando como humanos, dotados das propriedades que sabemos que temos, também nos distanciou de nossas qualidades mais nobres. Uma aula sobre como galgar os degraus que nos trarão de volta à superfície, com respeito, com amor, respeitando mulheres que estão gerando uma nova vida, respeito as vidas que estão chegando. Uma aula incomparável sobre fisiologia humana, não só do parto e nascimento, mas HUMANA na mais ampla acepção do termo. Aula sobre o amor, a feminilidade, sobre como construir um mundo melhor a partir do começo.
Cerca de 80 pessoas, no total, passaram por lá. 80 pessoas que entraram de uma maneira e saíram de outra. Gente que com certeza ainda está tentando processar tudo, como eu estou. Porque coisas profundas como as que foram discutidas, que dizem mais respeito a VALORES do que a práticas, não são assimiladas de sopetão, não são engolidas simplesmente. São digeridas com prazer, lentamente, na calada da noite, ou no claro do dia, mas no silêncio de nossa própria reflexão sobre a vida, sobre as pessoas, sobre as crianças, as mulheres, as famílias.
Terminei o fim de semana com vontade de chorar. Mas não de tristeza, também não só de alegria. Mas, sim, um misto de sentimentos que mesclavam uma pequena dose de angústia por saber que há tanto ainda a ser feito com doses cavalares de satisfação e contentamento por saber que nós, um grupo de mulheres, cheias de afazeres, com trocentas mil coisas a resolver, conseguimos. Nós conseguimos muitas coisas. Conseguimos nos unir. Conseguimos um espaço para nossas ideias. Conseguimos que o Dr. Michel Odent aceitasse nosso convite. Conseguimos preparar, em tempo recorde, um evento como esse, com elegância, beleza, qualidade e organização. Conseguimos recebê-lo como se deve, a ponto dele exclamar que “… nunca havia chegado a uma cidade e visto um outdoor divulgando o trabalho dele, que foi muito emocionante” (pedindo, inclusive, para tirar uma foto embaixo dele…). Nós conseguimos. Nos reunindo à noite, nos revezando nos cuidados com as crianças, com a colaboração das nossas famílias, nos distribuindo entre as muitas tarefas.
Se isso não é empoderamento, eu não sei o que é.
Sexta-feira, 15 de julho: uma palestra seguida de um coquetel. Sábado, 16 de julho: um workshop durante todo o dia. Domingo, 17 de julho: um almoço no Ribeirão da Ilha.
Terminar um fim de semana com Michel Odent ganhando, dele, um beijo na testa – daqueles que só uma mãe ou um pai sabem dar – e um abraço bem apertado, seguido por um “Thank you so much” dito com sotaque francês, e com uma foto dele segurando sua filha no colo: NÃO TEM PREÇO.
Tô mais feliz que pinto no lixo!
Prontofalei!

 Juro que não paguei o tradicional mico do “Eu sou sua fã! Eu sou sua fã!”.
Mas também, nem precisava né? Ó o tamanho do sorriso.
Nesse momento, eu devia estar em algum lugar por ali tendo um mini-xilique,
enquanto minha amiga Iara clicava nossas crias com Michel Odent… 
Caetano com cara de “Que vovô legal, né?!”, Clara no colo com cara de “Mãe! Tô chocada, me abana!!”, Maria Flor toda felizona e Nina meio tristonha, talvez por lembrar que o vovô Odent estava indo embora…

Leave a Reply