Digite “sala de aula” no Google. É mais ou menos isso que você vai encontrar na maioria das imagens… |
“O pessoal tem procurado a escola perguntando mais sobre quanto tempo as crianças terão de aula de inglês, espanhol, francês e mandarim, ou sobre quantos instrumentos tecnológicos a escola incentivará a usar, ou se a instituição oferecerá um tablet na matrícula, do que quanto tempo elas ganharão de colo, quanto tempo terão de contação de histórias ou subindo nas árvores. Poxa, elas não têm nem 6 anos!”
s estão sob a guarda, sob a esfera de influência de um adulto. Esse adulto, o educador, é responsável por apoiar, por entender e por saber onde elas estão naquele momento de vida e na escola. Nós dizemos que se cada um desses educadores não tiver passado 15 minutos sozinho com uma criança debaixo de uma jabuticabeira todo dia…
Caso você queira ler mais sobre o assunto, recomendo muitíssimo, principalmente neste início de ano letivo, os livros “Escola Sem Sala de Aula“, de onde retirei o trecho transcrito acima, “A Escola Com Que Sempre Sonhei Sem Imaginar Que Pudesse Existir“, de Rubem Alves (esses dois primeiros estão disponíveis aqui no blog), além de “A Primeira e Última Liberdade”, de J. Krishnamurti e “Sociedade Sem Escolas”, de Ivan Illich. Só para começar.