Saiu hoje matéria no iG, na seção Delas – Filhos, falando sobre parte dos resultados do Teste da Violência Obstétrica, que divulgamos no último dia 21 de maio.
O teste foi uma ação pelo dia internacional da mulher deste ano, conduzido pelos blogs Cientista Que Virou Mãe e Parto no Brasil, com o apoio de mais de 70 blogs brasileiros.
Em pouco mais de 40 dias, foram coletadas quase 2.000 respostas de mulheres sobre a qualidade da assistência que receberam em seus partos.
Você pode ver os resultados preliminares do teste aqui.
Ainda estamos em fase de cruzamento de outros dados, com o intuito de esclarecer melhor alguns pontos relacionados à violência institucional a que tantas mulheres vêm sendo submetidas atualmente no Brasil.
Lembrando que o teste faz parte de uma das atividades que estou desenvolvendo no doutorado em Saúde Coletiva, na Universidade Federal de Santa Catarina, e é, também, um convite à participação de mulheres na pesquisa “Ocorrência e natureza de desrespeitos e violência no pré-parto, parto e pós-parto imediato em instituições de saúde na percepção de mulheres que os viveram“.
Veja a matéria clicando no site do iG.