Agora há pouco se encerrou o workshop de dois dias com o maior ícone em humanização do parto e nascimento, Dr. Michel Odent, aqui em Florianópolis. E terminou com lágrimas nos olhos de imensa emoção pelas palavras proferidas por ele:
“Vocês são pessoas especiais, porque querem quebrar os paradigmas. Vocês são pessoas especiais porque estão aqui e se preocupam com a forma de nascer, que pode influenciar muitas gerações. Vocês são especiais por se preocuparem com isso, ainda que suas palavras não atinjam tantos quanto gostariam. Mas agora é hora de nos separar. E toda separação traz um pouco de tristeza. Essa não trará. Porque em breve estaremos reunidos na Conferência (The Mid-Pacific Conference, Honolulu, Outubro-2012). E para nos separarmos com alegria, vamos cantar!”.
E ele se levantou e começou a cantar em francês! Arrancando lágrimas de uns, palmas de outros e muitos sorrisos.
E assim se encerrou esse workshop, sobre o qual escreverei mais profundamente outra hora. Trouxe profundas reflexões… Pude destrinchar muitas coisas sobre as quais pensava. Foi algo incomparável. E sobre o qual ainda vou passar dias e dias e dias e dias pensando…
Amanhã, vamos passar um dia lindo todos juntos, Equipe Hanami, com suas famílias, Heloísa Lessa e Michel Odent.
Não há palavra que resuma o sentimento que vivo enquanto escrevo isso, cansada, suada, com um bebê ainda por banhar e alimentar. E com a mais plena sensação de satisfação.
“Para mudar o mundo é preciso antes mudar a forma de nascer” – Michel Odent
Para mudar uma mulher, é preciso antes viver inteira, intensa e profundamente a experiência de ter um filho…
Honolulu em outubro de 2012, é?
Hummm. Peraí que vou pensar, tá?