No último domingo, voltando do litoral paulista, onde passei dias lindos na companhia da minha família, paramos para uma visita a uma amiga especial e sua família na pequena e linda Cananéia-SP. Lugarzinho que amei de paixão e para o qual voltarei muito em breve, de preferência para uma festa tradicional de quilombolas ou pescadores.
Fomos visitar a querida Bianca Lanu, seu companheiro e seu filhote. Uma visitinha com direito a almoço – caranguejos e peixinhos no cardápio – e um delicioso cafezinho passado na hora, no chalé onde Bianca mora, trabalha, escreve, costura e vive com a família.
Bianca é cientista social, autora de alguns livros muito bacanas, aprendiz de parteira, co-autora do blog Parto no Brasil e mãe do Rudá e do Ícaro. Conheci a Bianca justamente em função do blog que ela ajuda a editar, que é referência em respeito ao parto e nascimento no Brasil. Bianca veio passar alguns dias em Floripa, em dezembro do ano passado, para um curso de imersão com a parteira mexicana Naoli Vinaver e ficou hospedada em nossa casa. Dias deliciosos na companhia dessa querida, que conto detalhadamente como foi aqui, na postagem A internet, as mulheres e as comadres: ao Parto no Brasil, com carinho.
Foi um encontro especial, que, como bem disse nossa amiga Sheila, “aconteceu muito antes do que imaginávamos”. Ainda bem.
O último livro escrito por ela é Parteiras Caiçaras. Um belíssimo livro, rico em histórias e em conhecimento sobre o respeito ao parto e nascimento. Já sorteei um exemplar aqui, inclusive.
Bom, o motivo desse post é justamente dar uma boa notícia: a Bianca disponibilizou o livro para leitura gratuita lá na Parto no Brasil, num exemplo de democratização do acesso à leitura e à informação a ser seguido por muitos autores.
Então dê uma passadinha lá, leia o post “…bactérias no meio é cultura”, divulgue pra quem você achar que pode interessar, veja as novidades do blog e aproveite pra ver umas fotinhos do nosso encontro.
Fica a dica dupla, então: ler o livro e conhecer Cananéia. Que é um encanto.