Convidamos os amigos de Porto Alegre, e os que não são daqui mas estão no ABRASCÃO (10o. Congresso Brasileira de Saúde Coletiva), a assistir a apresentação do vídeo “VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA – A VOZ DAS BRASILEIRAS”.
Será apresentado na sessão de comunicações coordenadas que se iniciará às 18:30, na UFRGS, sala Anne Frank 10.
Venha ver – e sentir – a realidade atual da assistência ao parto no Brasil.
Se você mandou o seu relato e compartilhou a sua história, com o objetivo de desnaturalizar o assunto, de mostrar o que acontece nas salas de parto pelo Brasil, de alertar outras mulheres, enviaremos hoje ainda o vídeo a vocês, estamos apenas procurando a melhor forma para isso, já que o arquivo é grande. Infelizmente não pudemos usar, nesta edição, todas as fotos que nos foram enviadas, mas agradecemos muito pelo grande número de arquivos recebidos de tantas mulheres.
Aproveito para agradecer sinceramente a toda a equipe que idealizou e trabalhou para que isso acontecesse. Especialmente à Bianca Zorzam e Armando Rapchan, que dedicaram madrugadas a fio em busca de concretizar esse ideal.
A violência obstétrica não é mito.
E essas admiráveis mulheres vão te contar o que é.
Estamos bastante otimistas aqui em Porto Alegre. As pessoas estão falando sobre o assunto, estão discutindo o tema, a violência obstétrica está sendo desnaturalizada – o primeiro passo.
Na cerimônia de abertura, que aconteceu ontem às 20:00 na PUC – RS, tivemos a grande satisfação de ouvir o presidente da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), Luiz Augusto Facchini, dizer em alto e bom som “Os índices de cesarianas estão se aproximando dos 60% no Brasil. Isso é inadmissível, isso é um absurdo! É preciso promover mudanças e apoiar o trabalho das obstetrizes“.
E foi com grande espanto que também pudemos ouvir o Sr. Ministro da Saúde Alexandre Padilha dizer que “É inaceitável que as mulheres brasileiras sejam vítimas de violência obstétrica” – inclusive, ouvi dizer que um grupo de pesquisadores e ativistas se manifestaram com veemência nesses momentos, levantando-se e aplaudindo de pé…
No dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, nós divulgaremos amplamente este vídeo. O link para assisti-lo será distribuído entre todo mundo que quiser compartilhar e contribuir para que a voz das brasileiras, falando sobre essa questão tão importante, chegue ao maior número possível de pessoas.
Muito obrigada a todos que participaram dessa ação.
Ligia Moreiras Sena
Bianca Zorzam
Ana Carolina Franzon
Kalu Brum