Como e por que estamos transformando nossas crianças em “doentes”? Por que o foco atual das famílias parecer ser buscar a padronização das crianças? O que nos leva a aceitar com facilidade explicações médicas para coisas naturais de nossas vidas? Qual o contexto por trás da aceitação coletiva da medicalização da infância? Afinal, o que é medicalizar a infância?
Em quais situações, ainda que não percebamos, estamos incentivando o consumismo nas crianças? Quais os efeitos a curto, médio e longo prazo do consumismo infantil? O que o apelo comercial produz nas crianças? O consumismo na infância faz parte de qual contexto maior, de quais valores, da falta ou do excesso de que?
O que é a Criação com Apego e o movimento Attachment Parenting International? São regras ou não são regras? No que se baseia? Que tipo de vínculo procura fortalecer? Quais as verdades e os mitos que a cercam?
Licença maternidade e paternidade no Brasil: quais os limites das atuais licenças? Os dilemas enfrentados por mães e pais na volta ao trabalho após o nascimento dos filhos. Quais soluções estão sendo encontradas por diferentes empresas para permitir o maior contato das mães e dos pais com os filhos após o retorno ao trabalho? O que dizem diferentes personagens no Brasil sobre as licenças e suas possibilidades? É uma questão corporativa, governamental ou que envolve todos nós?
Esses temas tão atuais e de fundamental importância serão analisados e discutidos no workshop “Conversando sobre Infância“, que vai acontecer nos dias 24 e 25 de maio, no Rio de Janeiro – RJ. Um fim de semana dedicado a desconstruir e construir coletivamente conceitos, valores e experiências a respeito da infância e de sua construção atual. Serão 12 horas de atividades organizadas em torno de rodas de bate papo, apresentação de documentários, construção coletiva, problematização e, principalmente, comunhão em torno de uma só ideia: a infância precisa ser edificada sobre bases mais sólidas, amorosas, cooperativas e solidárias do que vem sendo, se quisermos verdadeiramente contribuir para a mudança da realidade. Isso tudo em um espaço construído sobre os mesmos princípios: acolhedor, comprometido com a construção de um novo mundo e que tem como intenção inspirar pessoas a seguirem seus sonhos, auxiliar na transformação interior como forma de mudar o exterior, criar nossa própria realidade e contribuir para a construção de um mundo consciente: a CASA SOU.L, que fica em Santa Teresa, no Rio.
Eu, Daniel Becker, Thiago Queiroz, Bia Siqueira e Guilherme Abrunhosa facilitaremos vivências e redescobertas a respeito do valor da infância e de novas/velhas formas de cuidado.
Um evento que está sendo moldado com amor, cuidado, carinho e pensando em cada uma das pessoas que estará presente.
Convido você a participar deste fim de semana especial. Estamos todos destinando o nosso melhor para que seja um grande, delicado e harmonioso encontro. São poucas vagas, a fim de garantir uma experência rica e intimista.
Para mais informações, basta acessar a página do evento ou enviar e-mail para conversandosobreinfancia@gmail.com.
Esperamos vocês!
Avise os amigos!