Ela olha as mãos estalando os dedinhos por minutos a fio. Ela pega os dois pezinhos e os leva à boca sempre que está deitada. Ela fica de bruço tentando se virar. Agora ela dá gargalhadas até quando sua presilha de cabelo cai e você fala “Ê, saco!”. Enquanto mama, fica conversando com ela mesma, dizendo Hmmmm, hmmm, hmmmmmmmm. Pega meu nariz, boca, queixo, cabelo e pescoço quando está mamando. Morde meu queixo pra esfregar a gengivinha com brotinho de dentinho apontando. Dá gritinho quando está contrariada. Pouco antes de pegar no sono, quando vai dormir de lado, se joga pro lado, olha pra você e se acaba rindo (como se dissesse: ó eu sem dormir, ó). Já atende quando a chamamos pelo nome. No trocador, virou a garota-minhoca, se contorcendo pra tentar pegar a luminária – e agora tá uma loucura tentar trocar a fralda. Ela joga o corpinho pra trás DO NADAAA, jogando a cabeça também, pra ver o mundo de ponta cabeça – e fica um tempão assim. Quando faz pum ou o número 2, faz PRRRRRR com a boca – muito útil isso, porque avisa a mamãe e o papai que tem obra ali. Ela continua acordando sorrindo e, agora, fica rindo muito enquanto a gente a embala pra dormir. Ela não dorme mais no carrinho do lado da mamãe e do papai porque ficou muito grande: agora ela dorme no colchãozinho – mas ainda do nosso lado (tá difícil desmamar esses véios). Ela rolou na cama de uma hora pra outra, quase matando o papis do coração. Ela fez a primeira viagem da vida dela, conheceu a vovó, a titia e o priminho. Continua simpatissíssima, amistosa, sorridente e bem humorada.
E desde que foi pra casa da vovó, se acostumou a dormir agarrada com a mamãe, ambas de ladinho, uma de frente pra outra, eu com a mão no rostinho dela e ela com a mãozinha cheio de furinho em mim.
É a Clara. Que está completando hoje 5 meses.
Hoje ela se virou e ficou de bruços, olhando encantada pras árvores que ficam em frente à sacada (ela ama essas árvores, passa um tempão olhando pra elas…). Como tinha um travesseirinho do lado, ainda de bruços, encostou a cabecinha e deitou ali mesmo, contemplando a paisagem, enquanto a mamãe registrava o momento. Até que o papai chegou e arrancou um monte de sorrisos.
Essa tem sido a nossa vida há 5 felizes meses.
Muito amor.
Clara, hoje, dia em que completou 5 meses.