(escrito em 21 de junho)
Fui lembrada pelo Dauro Veras, amigo de longa data do marido e meu novo amigo, pai do Miguel e do Bruno e casado com a querida Laura, que hoje, 21 de junho, é o solstício de inverno aqui no hemisfério sul.
Foi uma ótima lembrança essa, em função do que significa a data para os povos antigos e do que significou para mim.
Quem acompanha esse blog sabe que eu estou abandonando a carreira de doutora em farmacologia pra começar uma nova, em uma área que eu sinto que tem mais a ver com a pessoa que sou hoje, que fui me tornando após o nascimento da minha filha. Precisei de bastante coragem para deixar o comodismo de uma carreira em andamento e um pós-doutorado para aventurar-me a prestar seleção para o doutorado novamente, em uma nova área, até então desconhecida. Prestei a seleção para o doutorado em Saúde Pública e hoje saiu o resultado final.

Estou aprovada, bem classificada e convocada para a matrícula!

Isso significa que, em agosto, serei uma entre os novos alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina, mesma instituição onde fiz meu doutorado em farmacologia. Estou extremamente feliz pela conquista. E então… tudo deu certo aos homens e mulheres de boa vontade!

Foram meses sem saber que caminho tomar. Meses de insatisfação e dúvidas. Até que a vontade veio com todo o fervor, eu a deixei falar, ela gritou, eu a ouvi e segui o instinto. E taí o resultado.
Estou muito feliz, como é possível imaginar…
E isso no solstício de inverno.
O solstício de inverno marca o início dessa estação. É quando acontece o menor dia do ano. A partir de então, os dias se tornam mais longos, e as noites mais curtas. Muitos povos pagãos comemoravam essa data como a mais importante do calendário – enquanto escrevo isso, vejo na tv a comemoração das pessoas nas ruínas de Stonehendge, no sul da Inglaterra. Uma data de renascimento, de comemoração do Sol e de seu nascimento. Simbolizava, para inúmeras culturas ancestrais, o início da vitória da luz sobre a escuridão. É o “Sol Vencedor”.
Que lindo isso, né?
E é exatamente assim que me sinto agora.
Estou vencendo. Venci um período não de escuridão propriamente dita, mas de tempo nublado, incerto, cheio de dúvidas. Farei a matrícula em agosto e aí começará um longo caminho para desenvolver a pesquisa que tem o título de:

“Uma dor desnecessária: ocorrência de práticas desrespeitosas, maus tratos e violência durante o trabalhode parto, parto e pós-parto imediato na percepção de mulheres usuárias da internet”

Mas esse solstício representa a vitória do dia sobre a noite também por outro motivo, tão importante quanto a minha vitória profissional. Que é uma vitória PESSOAL enquanto desejo particular meu. É também uma vitória DE GRUPO, cultivada como flor que foi semeada com muito amor e dedicação.
Já há algum tempo, assim meio na surdina, eu e mais 8 mulheres estamos nos organizando, dedicando tempo, atenção, cuidado e carinho a preparar um espaço que é a síntese das coisas nas quais acreditamos.

E hoje eu tive a grande alegria de ver anunciada publicamente a inauguração do fruto do nosso empenho.
No dia 15 de julho será inaugurado o ESPAÇO HANAMI – O FLORESCER DA VidA, aqui em Florianópolis, fruto da união entre a Equipe Hanami – Parto Domiciliar Planejado e o Coisas de Mãe – Maternidade Consciente e Empreendedorismo Materno. Juntas, em parceria com a Brinquedoteca BrinQtal, vamos inaugurar um espaço de estudo, discussão e atendimento em humanização do parto, maternidade e paternidade ativas e conscientes e empreendedorismo materno. Prentedemos atender famílias e interessados no tema por meio de cursos, oficinas, palestras, bate-papos, rodas de discussão e outras vivências. Seremos um grupo multidisciplinar de profissionais e convidados que buscam, por meio do respeito ao parto e nascimento e da maternidade e paternidade conscientes, contribuir para a formação  de famílias melhores para o mundo. Nós acreditamos que “para mudar o mundo, é preciso, antes, mudar a forma de nascer“, como diz o obstetra francês Michel Odent, um dos maiores nomes mundiais (se não o maior) em humanização do parto.

E não poderíamos ter uma forma mais especial de celebrar esse momento.

É justamente com ele, MICHEL ODENT, que vamos inaugurar nosso espaço! Sim, nós conseguimos!

Porque tudo aquilo que é feito com amor, dedicação e para o bem recebe ajuda poderosa da vida, estamos não só conseguindo trazê-lo para Florianópolis como estamos organizando um lindo evento, composto por uma palestra e um coquetel de celebração no dia 15 de julho, sobre humanização do parto, e por um workshop, também conduzido por ele, sobre o tema “Atualização em ecologia do parto e nascimento”.
E foi hoje também que divulgamos publicamente a criação do Espaço Hanami e a vinda do Michel Odent para nossa inauguração. Para saber mais sobre a vinda de Michel Odent para Florianópolis, é só clicar aqui.

É um momento de felicidade muito grande. Hoje eu me emocionei em muitos momentos. Fui dormir às 5 da manhã, finalizando os detalhes para liberar o site de inscrição para o evento, passei o dia – cinzento e nublado – encorujada em casa com o marido e filha, ambos trabalhando muito, ela rindo muito e fazendo a maior bagunça. Pouco antes de sair o resultado, mal consegui prepar uma comidinha pra ela, porque tremia demais e fiquei com medo de me cortar com a faca de cozinha. Deu taquicardia, sudorese, tremores, tudo aquilo que a neurociência explica… Isso tudo depois de passar pela felicidade de ver lançado o site do evento, de ver divulgado publicamente o nosso espaço.

E foi assim então, minha gente, que eu me tornei a cientista – que virou mãe – que virou cientista de novo. Mas de outra maneira, fazendo um outro tipo de ciência.

Feliz? Não somente.
Feliz e satisfeita. E cheia de novas expectativas.

E não há, portanto, momento melhor para inaugurar também o meu novo bloguinho, o Cientista Que Virou Mãe, que esse que estou vivendo. Nesse processo, pode ser que o site fique 1 ou 2 dias fora do ar. Mas logo ele volta. Pra chegar até aqui, é só vir como sempre veio… Digitando o velho ou o novo domínio, www.cientistaqueviroumae.com.br. Será o mesmo blog de sempre, mas com uma carinha nova, com novos espaços, juntando informações de várias frentes.

E assim, essa foi a última postagem no blog Intensa, a Mente. Um blog que começou num momento pessoal conturbado, de angústia e indefinição, como um espaço de devaneios de uma mente intensa. Depois, se tornou um blog generalista. Enquanto escrevia aqui o que eu pensava, conheci meu namorado – que virou marido porque assim instituímos, nós, que somos a nossa autoridade máxima -, engravidei em tempo recorde e, também em tempo recorde, vi minha vida ser revolucionada por uma maternidade consciente e pela chegada de uma filha que é muito mais do que eu sempre pensei que fosse merecer na vida. Hoje eu tenho uma pequena família, que é grande demais no coração. Tenho uma nova carreira se formando. E tenho um novo empreendimento… que só existe porque um dia eu conheci a Sheila. Um dia, ela me apresentou ao parto domiciliar. Um dia, eu conheci o Frank e no outro dia fiquei grávida. Um dia, fui apresentada à Equipe Hanami e, entre os dias 29 e 30 de julho de 2010,  elas fizeram o meu parto. E no dia 21 de junho, solstício, a gente divulga uma iniciativa que congrega a todas nós. E que será inaugurada em 15 de julho com a vinda do Michel Odent.
Solstício de inverno.
A vitória do sol. Celebrada na chegada do inverno…

Leave a Reply