De 1 a 7 de agosto acontecerá a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2011, cujo tema é:

“Amamentação: uma experiência em 3D”

Mas por que esse tema?
Porque quando se fala sobre amamentacão, tende-se a pensar apenas no tempo de duração da amamentação (exclusiva por 6 meses e prolongada por 2 anos ou mais, como preconiza a Organização Mundial de Saúde) e no lugar onde ela ocorre(onde a mulher pode amamentar). São duas questões importantíssimas, que podem interferir na efetividade da prática. Mas existe uma terceira questão – por isso o 3D – que é determinante para a boa prática da amamentação e o sucesso dela: A COMUNICAÇÃO.

Eu trouxe do site Aleitamento.com – um excelente lugar para encontrar informações sobre o tema – algumas ideias do que se pode fazer para promover a comunicação:

1) Conecte-se com outros ativistas da amamentação por email ou blog, Facebook ou Twitter, e comece a planejar!
2) Entre em contato com comunicadores locais: professores, jornalistas, publicitários, estudantes, líderes comunitários – para ajudá-los a construir e compartilhar mensagens vitais e aumentar a conscientização.
3) Entre em contato com unidades de saúde locais e ajude-os a implementar estratégias de alcance para mulheres grávidas e lactantes ou cursos de treinamento para consultores em aleitamento e aconselhamento em amamentação.
4) Escreva para seu empregador e órgãos governamentais locais ou nacionais e peça patrocínio para um evento da SMAM e, caso necessário, alerte-os sobre a necessidade de prevenir conflitos de interesses evitando apoio ou qualquer forma de colaboração de indústrias ou representantes de produtos abrangidos pelo âmbito da legislação. (No caso brasileiro, da NBCAL).
5) Seja o anfitrião de um evento onde as pessoas podem compartilhar suas histórias com criatividade – uma exposição de arte em conjunto, um monólogo, uma competição de vídeos online, festival de filmes, feira alternativa de artesanato, fórum de discussão virtual, o céu é o limite!
6) Incentive o ensino da amamentação em escolas e universidades e a integração com organizações que já trabalhem com causas sociais para realçar a amamentação através de pontos de vista variados.
7) Fale com as pessoas à sua volta!


Eu participarei da SMAM 2011 falando sobre diferentes vertentes do assunto aqui no blog. Mas todo mundo pode entrar nessa. FALE COM AS PESSOAS SOBRE O TEMA. Ajude quem está passando por dificuldade para amamentar. Ajude a acabar com mitos e lendas. Confronte o pediatra que prescrever complementação sem real necessidade. Dê dicas para ajudar outras mães a amamentar. Leia. Informe-se. Critique.

Se você está grávida ou pretende ficar: PREPARE-SE PARA AMAMENTAR SEU FILHO. Preparar-se para isso é: ler sobre o tema, não deixar que coloquem ideias equivocadas em sua cabeça, preparar-se emocionalmente para estar disponível para seu filho, saber tudo o que pode ou não acontecer. Do aumento do vínculo afetivo entre mãe e filho à melhoria da saúde integral da criança, a amamentação só traz benefícios.

Aqui no blog tem a aba AMAMENTAÇÃO. Lá tem alguns artigos bacanas sobre o tema. Ao longo da semana, vou inserir outros artigos pra ajudar quem quer informação a respeito.
Mas não basta ler.
FALE SOBRE ISSO.
COMUNIQUE-SE!

Leave a Reply