Imagine ver uma história da sua infância, real ou imaginária, ser contada por uma especialista em literatura infantil. Agora imagine essa mesma história ser também ilustrada por ilustradores e artistas plásticos. E aí, então, imagine que essa história compõe uma coleção de livros que não são somente livros. São parte de uma exposição muito mais ampla, abrangente e afetiva.

Isso foi o que uma amiga muito querida idealizou e… está tornando real.
Ela é minha amiga há muitos anos. Passamos algumas fases de total presença, nos vendo quase todos os dias da semana, outras de afastamento maior, para voltarmos a nos encontrar em uma nova fase de vida, minha e dela.
Ela é Vanessa Schultz,  a melhor diretora de arte que eu conheço. Não há quem não se encante pelos trabalhos que faz. Ela assina, há muitos anos, a diretoria de arte da Mostra de Cinema Infantil aqui de Florianópolis, entre tantas outras coisas ricas que elabora e organiza.
A exposição que menciono no início acaba de ser inaugurada e se chama Papel-Mundo. E tenho a alegria de ter participado, ainda que como expectadora, de uma pequena parte de sua execução. Isso porquê um dos livros que compõem o projeto foi ilustrado pelo Frank, meu companheiro, pai da minha filha. E eu o vi durante muito tempo tentando chegar na melhor “Pata Margarida”, fazendo testes, aproveitando as ideias que involuntariamente nossa filha lhe dava, rascunhando. 
Então hoje, além de apresentar esse belíssimo projeto colaborativo, idealizado por Vanessa Schultz, quero te convidar a celebrar a semana das crianças de uma maneira diferente.
Vamos contar histórias?
A ideia é: você conta pra gente que historinha da sua infância daria um belo livrinho e, em troca, concorre a um kit, cada um contendo os três livros da coleção: “O menino que consertou a lua“, O sonho mais roxo de Maria Rosa” e “Margarida quer ser pata“.


Para concorrer, é simples:

– De 08/10 a 14/10, preencha o formulário ao final deste post (ou abra por meio desse link) com seu nome e e-mail de contato.

– No item “Que historinha da sua infância daria um belo livrinho?“, conte pra gente, de maneira resumida, algo legal que tenha vivido e que, transformado em um livrinho, divertiria crianças e adultos.– Seja sintético! Seja objetivo! Foque no que de melhor a historinha tiver! Histórias muito longas serão café-com-leite e não participarão, combinado?


Ganharão os dois kits (um kit cada um):

1) um sorteado ou uma sorteada, e
2) o autor ou a autora da historinha mais legal (ou melhor contada, ou que daria um livrinho mais divertido).
Quem escolherá a historinha que daria um livrinho: Vanessa, Frank e eu! 
Já estou ansiosa para começar a lê-las!

O sorteio será dia 15 de outubro, dia dos professores. Também uma forma de homenageá-los.

Saiba um pouco mais sobre o projeto “Papel-Mundo” abaixo e, ao fim, preencha o formulário para participar da brincadeira! Que as nossas eternas crianças interiores possam contar um pouco mais sobre o que viveram…
Para escrever um novo mundo
“Papel-mundo” é um projeto colaborativo direcionado ao público infantil e que tem como suportes o desenho e a criação literária
Histórias reais ou imaginárias de três pessoas de diferentes gerações – uma menina de 11 anos, um documentarista e uma avó – recontadas por uma expert em literatura infantil e ilustradas por destacados artistas plásticos e ilustradores. Esse é o conceito do “Papel-mundo”, projeto que tem como suportes o desenho e a criação literária e que se materializa por meio do lançamento de três livros e realização de exposição e de atividades lúdicas, até 18 de outubro, em Florianópolis.
Patrocinado pelo Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura, “Papel-mundo” é um projeto colaborativo horizontal. Cada livro traz a história de um autor, todas recontadas por Gilka Girardello, professora da UFSC, doutora em Comunicação, escritora e contadora de histórias, e ilustrado por um artista específico. São eles:
“O sonho mais roxo de Maria Rosa” – Texto criado a partir de um sonho da estudante Maria Rosa Schultz e Silva, conta a história de um hipopótamo roxo que se alimentava de panos. As ilustrações são do artista plástico Maurício Muniz, que transita por diferentes mídias como pint
ura, ilustração, escultura, artes gráficas, vídeo e cinema.
“O menino que consertou a lua” – A história original é uma memória de infância do documentarista e diretor Iur Gomez, que resgata uma outra, contada pela mãe dele, que tem origem na chegada do homem à lua. As ilustrações são do artista plástico Fernando Lindote, premiado nacionalmente e que também atua em suportes diferentes como pintura, escultura e instalações.
“Margarida quer ser pata” – Traz em cena a avó Fernanda Franzoni, que conta histórias para ensinar a neta Bibi, de três anos, a ouvir ao invés de só falar. Chargista, ilustrador e jornalista, Frank Maia assina as ilustrações.
“Os livros são resultados de um ciclo criativo contínuo, que parte de uma experiência oral (real ou imaginária), passa pelo processo de reorganização e escrita, depois de ilustração e editoração e que será contada novamente, pelas crianças que vão ler os livros”, argumenta Vanessa Schultz, designer gráfica, curadora e idealizadora do projeto.
Além do lançamento dos livros, “Papel-mundo” inclui também exposição que foi aberta no BRDE no dia 3 de outubro. Os visitantes podem participar de outras atividades: espaço para contações de histórias, experiências sensoriais e visitação mediada com oficinas lúdicas de criação narrativa. “Ao final, cada criança vai levar para casa exemplares dos livros e também um em branco, para criar e contar sua própria história”. Estão sendo agendadas visitas com alunos de escolas da Capital, cujas bibliotecas também irão receber as edições. Já estão agendadas visitas de mais de 900 crianças!
“Papel-mundo” é a primeira coleção da Pirilampejo Edições, resultado da parceria entre Vanessa Schultz e a gestora e produtora cultural Denise Bendiner. O título, explica Vanessa, é resultado do conceito: “o mundo onde o papel de cada um é descobrir e escrever de novo o mundo“.
SERVIÇO
O quê: Lançamento dos livros e abertura da exposição “Papel-mundo”.
Quando: Visitação até 18/10, segunda a sexta, das 9 às 19h.
Onde: Espaço Cultural Governador Celso Ramos, térreo da agência BRDE Florianópolis, av. Hercílio Luz, 617, Centro.
Quanto: Gratuito.
Contatos
Assessoria de Imprensa – Carla Pessotto – 9119-6104
Coordenação – Vanessa Schultz – 9911-9531

FORMULÁRIO PARA PARTICIPAR DA BRINCADEIRA-SORTEIO

Leave a Reply